sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

ÍSIS - Aquela que Possui Dez Mil Nomes

ÍSIS - Aquela que Possui Dez Mil Nomes
Ísis é o nome grego da antiga Deusa Egípcia Aset, que significa "espírito". O nome Aset foi alterado para Ísis pelos colonizadores gregos quando estes chegaram até o Egito e sob este nome ela foi reverenciada durante gerações do Nilo ao Reno.
Ísis foi a Deusa mais cultuada entre os egípcios. Ela tinha seus próprios sacerdotes e sacerdotisas e milhares de templos espalhados por todo o Egito. É filha de Nut e Geb, irmã de Osíris, Nephtys, Seth e Mãe de Hórus, a Criança Divina.
O culto a Ísis, que se iniciou no Egito e posteriormente se espalhou pela Ásia Menor, Bretanha e Europa, era envolto em mistérios profundos, onde ela era reverenciada como a Rainha dos Céus, da Terra e do Submundo. Ela passou a assumir as características de inúmeras Deusas menores, sendo assim cultuada como uma Deusa Universal, passando a receber o título de Senhora dos Dez Mil Nomes.
Ela era originalmente a própria personificação do Trono do Faraó, tanto que seu nome era escrito com o hieróglifo do trono. Nenhum faraó poderia governar sem sua bênção. Ísis simbolizava o assento de todo governante, bem como o conhecimento e a verdade na Terra e no Céu.
Foi representada portando o disco solar entre os chifres de vaca no topo da cabeça. Muitas vezes ela é representada como uma ave voando sobre o corpo mumificado de Osíris, onde assume o papel de "Ser Alado" , que representa o vento. Nas lendas ela aparece frequentemente lamentando a morte de Osíris e gemendo, como o vento. Como pássaro, batendo suas asas sobre Osíris e enchendo a boca e nariz de seu corpo com ar, ela restaura a vida do Deus. Dessa forma assume a forma de Deusa da Morte, mas onde há morte há vida e é por isso que ela também aparece portando uma Ankh nas mãos, que é o símbolo da vida eterna.
Os egípcios acreditavam que foi Ísis quem ensinou os mistérios da agricultura, da lei, da tecelagem e das artes medicinais. Ela era reverenciada por seus mais altos conhecimentos e poderes como curandeira mágica e condescendente na habilidade de curar a mente, o corpo, a emoção e o espírito, sendo um de seus títulos o de Curandeira Divina. Ela era a Senhora da Magia, a embalsamadora e guardiã de Osíris.
As sacerdotisas de Ísis eram exímias em técnicas de cura, preparação de remédios contraceptivos, fertilizadores e capazes de aliviar as dores. Nos tempos helênicos, Ísis foi cultuada como protetora dos marinheiros.
Era considerada a contraparte feminina de Osíris. Apesar de muitos cultos a outros Deuses egípcios terem desaparecido, o culto a Ísis não foi extinto, além de ter sido adotado pelos gregos e romanos. Ainda hoje, seu nome permanece vivo.
Reverenciada entre os egípcios como a Grande Deusa Mãe, representava o espírito maternal em várias formas e foi retratada em inúmeras representações amamentando Hórus, seu filho e reencarnação de Osíris.
Ísis era uma Deusa superior a todos os outros Deuses. Em uma de suas lendas, determinada a ter poder sobre todos os Deuses, ela criou uma serpente e enviou-a para picar Rá, o mais importante de todos os Deuses. Doente e fraco, ele chamou por Ísis devido aos seus grandes poderes de cura. Ísis disse que sua poção mágica só seria eficaz se ele revelasse a ela seu nome secreto. Em desespero, depois de hesitar muito, ele sussurrou o seu nome para a Deusa. Ísis o curou, mas Rá pagou o preço de Ísis exercer poder eterno sobre ele.
Ela era a luz e a Mãe do Sol e foi associada a Meri, Deusa do Mar, e Sochit, onde exercia domínio sobre o campo de milho.
Seu símbolo era a estrela Sírius, que assinalava o início das enchentes do Nilo, quando se elevava com o Sol na época do Verão.
Ísis foi cultuada como uma Deusa tanto celeste quanto terrestre e absorveu muitas das qualidades de Hathor. Ela é a Deusa da família, do amor, da lealdade, de todos os princípios femininos e da criatividade.
Muitos títulos lhe foram atribuídos como "Senhora das Palavras", "Senhora da Compaixão" e "Guardiã dos Mistérios". Ísis é a Deusa de tudo o que existe, existiu ou existirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário