segunda-feira, 28 de abril de 2014

" A RODA DO ANO E OS SABBATS "

    

     NOS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE, O HOMEM VIVIA EM CONTATO DIRETO E PERMANENTE COM A TERRA, O SOL, A LUA E AS ESTRELAS, SINTONIZADO COM OS RITMOS CÓSMICOS E ALTAMENTE  INFLUENCIADOS PELAS FORÇAS E MANIFESTAÇÕES DA NATUREZA.
        PARA GARANTIR SUA SOBREVIVÊNCIA EM UM AMBIENTE MUITAS VEZES HOSTIL, CHEIO DE PERIGOS E IMPREVISTOS, OS  HOMENS ASSIM DITOS" PRIMITIVOS " OBSERVAVAM CUIDADOSAMENTE OS SINAIS E AS MUDANÇAS DA NATUREZA A SEU REDOR. SUAS VIDAS E ATIVIDADES DEPENDIAM DOS CICLOS DO SOL E DA LUA, DAS MUDANÇAS DAS ESTAÇÕES, DOS EFEITOS CLIMÁTICOS E DA INTERAÇÃO COM AS FORÇAS NATURAIS OU SOBRENATURAIS.
         OS POVOS ANTIGOS CONSIDERAVAM A VIAGEM CIRCULAR DA TERRA AO REDOR DO SOL UMA RODA, REPRESENTANDO O ETERNO CICLO DE NASCIMENTO E DESABROCHAR, CRESCIMENTO E FLORESCIMENTO, MATURIDADE E FRUTIFICAÇÃO, ENVELHECIMENTO E DECADÊNCIA, MORTE E DECOMPOSIÇÃO E, NOVAMENTE,RENASCIMENTO, REFLETIDO NA VIDA HUMANA E NA NATUREZA. EM SUA APARENTE TRAJETÓRIA ANUAL O SOL ATINGE DOIS PONTOS DE AFASTAMENTO MAXIMO EM RELAÇÃO AO EQUADOR CELESTE TANTO PARA O NORTE QUANTO PARA O SUL. ESSES PONTOS SÃO CHAMADOS  SOLSTÍCIOS O DE INVERNO MARCANDO O DIA MAIS CURTO DO ANO E O VERÃO, O DIA MAIS LONGO DO ANO. OS EQUINÓCIOS SÃO OS PONTOS DE INTERSEÇÃO DESSAS TRAJETÓRIA APARENTE DO SOL COM O EQUADOR CELESTE, DETERMINANDO DOIS MOMENTOS EM QUE O SOL SE ENCONTRA EXATAMENTE SOBRE O EQUADOR, QUANDO O DIA E A NOITE TEM A MESMA DURAÇÃO. O EQUINÓCIO DE  PRIMAVERA REPRESENTA O PONTO MEDIANO ENTRE O SOLSTÍCIO DE  INVERNO E O DE VERÃO, ENQUANTO QUE O EQUINÓCIO DE OUTONO MARCA A METADE DO CAMINHO ENTRE  O SOLSTÍCIO DE VERÃO E O DE INVERNO.
     OS  POVOS ANTIGOS CELEBRAVAM AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA NATUREZA AO LONGO DA RODA DO ANO POR MEIO DE FESTIVAIS. OS FESTIVAIS SOLARES MARCAVAM OS SOLSTÍCIO E EQUINÓCIOS, EM DUAS DATAS  DETERMINADAS PELAS ENTRADA  DO SOL EM CERTOS SIGNOS ASTROLÓGICOS. OS FESTIVAIS DE FOGO ACONTECIAM EM DATAS FIXAS, MARCANDO OS PONTOS INTERMEDIÁRIOS ENTRE OS SOLSTÍCIOS E EQUINÓCIOS.
          ESSAS OITO CELEBRAÇÕES, CHAMADAS SABBATS, CONSTITUEM OS OITO RAIOS DA RODA DO ANO(RELATIVO AO HEMISFÉRIO NORTE).
          ESTIMA-SE QUE O SABBATS SÃO CELEBRADOS EM VARIAS FORMAS E NOS MAIS DIFERENTES LUGARES DO MUNDO, HÁ DOZE MIL ANOS, MARCANDO A RELAÇÃO DA HUMANIDADE COM O MEIO AMBIENTE TELÚRICO SOLAR E CÓSMICO.OS FESTIVAIS DO FOGO ORIGINARAM-SE NO CALENDÁRIO AGRÍCOLA MARCANDO A PASSAGEM DAS ESTAÇÕES, O PLANTIO E A CELEBRAÇÃO DAS COLHEITAS. A PALAVRA SABBATS NO VERBO GREGO SABATU QUE SIGNIFICA "DESCANSAR".OS SABBATS ERAM DATAS FESTIVA CELEBRANDO AS MUDANÇA DA NATUREZA A ALEGRIA, DAS PESSOAS E AS REVERENCIAS AS DIVINDADES.


DE MIRELLA FAUR

O ANUÁRIO DA GRANDE MÃE

Nenhum comentário:

Postar um comentário