quarta-feira, 6 de março de 2013

"SABBAT OSTARA OU EOSTAR OU ALBAN EILIR"

                    



                      UM MITO   O SABAT OSTARA É CELEBRADO NA ENTRADA DO SOL NO SIGNO DE ÁRIES,    
                             MARCANDO PELA IGUALDADE ENTRE DIAS E AS NOITES, O EQUINÓCIO . PARA OS POVOS  EUROPEUS, ESTA DATA  MARCAVA A TRANSIÇÃO DA METADE ESCURA PARA A METADE CLARA DO ANO,SENDO CONSIDERADO O PRIMEIRO DIA DA PRIMAVERA, NO HEMISFÉRIO  NORTE APROXIMADAMENTE 21 DE MARÇO.
 FESTEJADO ANTIGAMENTE COMO O TEMPO DA CONCEPÇÃO DA CRIANÇA SOLAR QUE NASCERÁ EM YULE, ESTE SABBAT FOI CRISTIANIZADO COMO FESTA DA ANUNCIAÇÃO  EM 25 DE MARÇO.
                       O JOVEM DEUS, NASCIDO EM YULE,ESTÁ ALCANÇANDO SUA MATURIDADE ENQUANTO A DEUSA DONZELA RESPLANDECE NO AUGE DE SUA BELEZA E VITALIDADE, PERSONIFICANDO O RENASCER DA NATUREZA E TRANSFORMANDO TUDO QUE TOCA.
         OS POVOS ANTIGOS COMEMORAVAM, NESTA DATA, A MORTE E O RENASCIMENTO DE VÁRIOS DEUSES COMO TAMMUZ E DUMUZI, NA SUMÉRIA; ATTIS, NA CALDEIA  OSÍRIS, NO EGITO; ADONIS E DIONISO,NA GRÉCIA; BALDUR E ODIN NA ESCANDINÁVIA E DE ALGUMAS DEUSAS, COMO PERSÉFONE E INANNA. A  IGREJA CATÓLICA CELEBRA A RESSURREIÇÃO DE JESUS NO DOMINGO SEGUINTE Á PRIMEIRA LUA CHEIA APÓS O EQUINÓCIO, CONTINUANDO, ASSIM A ANTIGA TRADIÇÃO.
          CONSIDERADO O INÍCIO DO ANO NOVO ZODIACAL, O EQUINÓCIO VERNAL FESTEJA A RESSURREIÇÃO DA LUZ COM O DEUS SOLAR,O AQUECIMENTO DA TERRA, A GERMINAÇÃO DAS SEMENTES APÓS A HIBERNAÇÃO  O DESABROCHAR DA VEGETAÇÃO E A RENOVAÇÃO DA VIDA. NA RODA DO ANO OSTARA É O OPOSTO A MABON,MARCANDO O DESPERTAR DA NATUREZA E O AUMENTO DA LUZ SOLAR.
           A ATMOSFERA DESTE SABA É RENOVAÇÃO REGENERAÇÃO, EXPECTATIVAS E ESPERANÇAS. OSTARA UO EOSTRE É O NOME DA DEUSA SAXÃ DA PRIMAVERA. SEU NOME TAMBÉM É RELACIONADO AOS NOMES DE OUTRAS DEUSAS ANTIGAS, COMO ASTARTE, ISHTARE ASTORETH, REGENTES DA FERTILIDADE, DO AMOR E DA CRIATIVIDADE. SEUS SÍMBOLOS SÃO A LEBRE, UM ANIMAL EXTREMAMENTE  FÉRTIL E OS OVOS, REPRESENTANDO O POTENCIAL DA VIDA E O NOVO INÍCIO.HA O MITO MAIS ANTIGO DESCREVENDO A FORMAÇÃO DO MUNDO ATRAVÉS DO OVO PRIMORDIAL,  POSTO PELA DEUSA PÁSSARO E CHOCADO PELOS RAIOS DO SOL. TANTO O OVO-PELO FATO DA EVOLUÇÃO SER ESTIMULADA PELOS RAIOS DA LUA- QUANTO A LEBRE - PELO FATO DE SER RELACIONADA AS DEUSAS LUNARES EM VÁRIOS MITOS- SÃO ATRIBUTOS LUNARES.DA COMBINAÇÃO DESTES ANTIGOS SÍMBOLOS MISTICOS RESULTOU O COSTUME ATUAL DE PRESENTEAR AS CRIANÇAS COM OVOS DE CHOCOLATE TRAZIDO PELO COELHO DA PASCOA, ANIMAL ESTE QUE NÃO TEM NENHUMA EXPLICAÇÃO PLAUSÍVEL  NÃO FAZENDO SENTIDO NEM MESMO QUANDO EXPLICADO AS CRIANÇAS.
                 A LEBRE TEM OUTRO SIGNIFICADO EXOTÉRICO MAIS PROFUNDO, O DA IMOLAÇÃO OU AUTO-SACRIFÍCIO, LEMBRANDO OS ANTIGOS RITUAIS DE TRANSFORMAÇÃO EM QUE SE SACRIFICAVA ALGO DE SI PARA CONSEGUIR UM FAVOR DIVINO OU PROPORCIONAR UMA MUDANÇA. NÃO É O SACRIFÍCIO VISTO COMO UM CASTIGO, MAS SACRIFICAR ALGUM PRAZER EM PRÓ DE ALGO MAIOR.

COMPILADO DO LIVRO ANUARIO DA GRANDE MÃE
MIRELLA FAUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário