sexta-feira, 22 de março de 2024

Equinócio de Outono

 


 

Equinócio de Outono

O Equinócio de Outono é um grande fenômeno da astronomia. Ele marca o fim do verão e o começo do outono. É válido ressaltar que esse equinócio – conhecido também como “Ponto Libra” – é oposto ao Equinócio de Primavera, pois em cada hemisfério da Terra as estações do ano são opostas. Vamos explicar de forma mais simples: enquanto o Hemisfério Norte passa pelo Equinócio de Outono, o Hemisfério Sul passa pelo Equinócio de Primavera.

Esse fenômeno acontece no Hemisfério Sul no mês de março e, no Hemisfério Norte, no mês de setembro. Quando ele ocorre, os raios do Sol são mais incidentes nas regiões de maior proximidade à Linha do Equador; por isso, o dia e a noite têm praticamente o mesmo tempo de duração nesse dia.

O que esse fenômeno causa nos seres humanos?

O Equinócio de Outono é basicamente um anúncio de que os dias terão menor duração e as noites serão mais compridas. A temperatura e a luz solar diminuem, por isso é bem provável que sintamos menos energia e mais preguiça. Para a natureza, esse fenômeno significa o início de uma fase de descanso, pois as folhas caem das árvores, diversos animais buscam por alimentos e outros hibernam: pois o frio está chegando e é preciso se preparar para as temperaturas mais baixas.

Para nós, seres humanos, o Equinócio de Outono promove um período mais introspectivo. A fase vibrante do verão ficou para trás e é chegado o momento de nos recolhermos um pouco. Assim como as árvores que perdem suas folhas, somos inclinados a nos desfazer de tudo o que já não nos convém. É como se precisássemos encontrar um espaço dentro da nossa vida para que seja possível florescer com a chegada da primavera. Além disso, o equilíbrio entre os dias e as noites propicia a organização das nossas prioridades.

Anja / Pixabay

Agora que você já sabe o que é um Equinócio de Outono e entende um pouco mais sobre a energia que ele carrega, confira o que é o Equinócio de Outono Wicca!

Equinócio de Outono Wicca

Para os adeptos da religião wicca, o Equinócio de Outono é chamado de “Mabon”, nome que provém de um dos deuses celtas, o Angus, conhecido como o “deus do amor”. Os bruxos consideram esse fenômeno como um dia sagrado: nele todos descansam, comemoram e agradecem aos deuses por tudo o que já foi caçado e colhido. Esse é o grande Dia de Ação de Graças para os pagãos, e as noites têm a mesma duração dos dias. Ao anoitecer, à medida que as sombras surgem e aumentam, a maioria dos pagãos enxerga as faces mais obscuras da deusa e do deus. Para muitos dos bruxos, o Equinócio de Outono Wicca é um rito que honra a chegada do inverno e também a velhice.

O Sabbat de Mabon (Sabbat é o nome dado à reunião das pessoas que praticam a bruxaria ou outros ritos semelhantes) é um dos festivais da Roda do Ano. A Roda do Ano é um calendário que simboliza o entendimento de tempo dos celtas e dos pagãos, bem diferente da concepção atual. Essas reuniões intituladas Sabbats acontecem oito vezes por ano, baseadas nos equinócios e nos solstícios – ou seja, na posição da Terra em relação ao Sol. Nos ritos do Equinócio de Outono Wicca, duas divindades são alvos de homenagem: a deusa Mãe, que é o símbolo da Terra, e o deus O Gamo, que é tido como o protetor dos rebanhos, da vida selvagem e dos animais.

 

Fonte:internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário